domingo, 29 de janeiro de 2012

CULTIVANDO A VIDA!



 Provérbios 4.23 

Lendo este provérbio em duas versões diferentes da Bíblia, dá a impressão que estamos lendo dois versículos diferentes. 

Observe que na NTLH lemos: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”. E na RC, lemos: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”. Mas note que não lemos versículos diferentes... a referência é a mesma: Pv 4.23; então, vamos procurar entender esse provérbio. 

Tomando o texto da versão Revista e Corrigida, o que você deve guardar? ...o coração, porque está escrito: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração”. O que é o coração? 

Quase todas as pessoas pensam no coração como o órgão que bombeia o sangue que contém oxigênio e nutrientes para o corpo. 

No AT a palavra coração era usada para designar a sede dos pensamentos, dos sentimentos e da vontade... tudo aquilo que hoje atribuímos ao cérebro, no passado era atribuído ao coração. 

Quando você tem que fazer uma coisa, mas está faltando vontade, o que você diz? ...”meu coração não está pedindo!” 

Então veja: o que este provérbio está fazendo é se referir à sede dos nossos desejos, dos nossos pensamentos e sentimentos. 

Por isso que na NTLH, ao invés de ler “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração”, o que se lê é: “Tenha cuidado com o que você pensa”. 

O coração aqui é a central, é a sede, dos nossos propósitos, desejos, determinações e sentimentos. 

Só você mesmo pode cuidar dos seus pensamentos, dos seus sentimentos e das suas vontades... Ninguém pode fazer isso por você... mesmo que dêem conselhos, só você pode saber o que está no seu coração. 

Jesus disse em Mt 12.35: “A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más”. E note que Jesus falava do coração, v.34. 

Então, eu só quero dizer, vamos cultivar um apreço pela vida da mente, uma vida de se pensar mais cuidadosamente em cada área da vida. 

Se possível MEDITE em Filipenses Cap. 4. Vers. 7-9. Amém! 

8 comentários:

  1. Muito benção!!Principalmente o vers 8.
    Paz

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz, meu amado irmão!

    Que verdadeiramente possamos tirar coisas boas deste nosso tesouro do coração. A Palavra mesmo nos diz que do coração procedem todas as coisas sejam boas ou ruins. Por isso, devemos guardá-lo de toda influência trevosa e enchê-lo das sementes benignas da verdade divina. Somente assim poderemos produzir abundantemente para o Senhor enquanto vivermos. Que o Senhor sempre encha o teu vaso com estas dádivas!

    Nos laços do Calvário,

    Geovani Figueiredo dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Que bom estamos progredindo na Palavra de Deus. Essa é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para conosco em Cristo Jesus.

    Continuem expressando aquilo que Deus tem colocado na sua mente e coração através do cumprimento da Palavra em Filipenses 4. 7 - 9.

    Nilson Magalhães.

    ResponderExcluir
  4. Porque do coração procedem aos maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
    [Mateus 15.19]
    Nossos pensamentos estão criando nossa realidade o tempo todo. Pessoas estão se tornando infelizes e infrutiferas por pensamentos gerados em suas mentes.
    Se pensarmos em coisas boas faremos coisas boas, e viveremos coisas boas!
    Um abraço de seu irmão e amigo!
    Silvio Ramos

    ResponderExcluir
  5. É muito importante mantermos nossos pensamentos em Deus, focarmos nas coisas de Deus para nos mantermos-nos firmes n'Ele.
    Não como "bitolados religiosos"... mas cientes da verdade e cheios do Espirito Santo.
    Que Deus nos guie nessa caminhada - SEMPRE*
    - MUITO BOM O TEXTO -

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o blog!
    já deixo o meu, se quiser visitar ficarei honrada! ;)
    http://brilhandoemeioastrevas.blogspot.com
    Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  7. Mta paz! Obrigado pela sua visita no blog!!
    Que o Senhor te abençoe!!! já estou seguindo o Blog!! Abraço

    Diego Batista
    http://conversandocomiave.blogspot.com/

    ResponderExcluir