quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

QUEM É O CULPADO DA SUA CULPA?



Em todos os acontecimentos ou situações pelas quais passamos, acumulamos experiências que tendem a nos levar à maturidade. Não vivemos para cometer erros, mas durante a nossa caminhada podemos errar. Contudo, Deus deseja que todos os Seus filhos cresçam, alcançando a estatura de varão perfeito. Um dos principais inimigos do nosso crescimento são as “desculpas”. Através das “desculpas” e da “auto-justificação”, muitas pessoas se colocam em uma posição na qual se sentem plenamente maduras, como que não precisando aprender mais. 

O que alguém pode esperar de retribuição por suas atitudes aqui? Vamos então nos esquecer por um minuto e fazer uma analise dos males do coração do homem com “A” e a da mulher com “E”. (risos). 

Adão, culpado, colocou a culpa na mulher [Gn 3.12]. Foi assim com Eva, que seguiu-lhe os passos e culpou a serpente [Gn 3.13], que poderia ter culpado a satanás que poderia ter dito que a culpa era do criador por tê-lo feito. Quem é o culpado da sua culpa? A experiência de Adão, e a nossa, demonstra que negar-se a assumir a culpa não produz o escape das conseqüências temporais do pecado. Não adianta alguém dizer que não se “picou” se a seringa estava contaminada por um vírus qualquer. Não adianta dizer que não passou dos limites do namoro e esperar que aquele incômodo não signifique que esteja “ligeiramente grávida”. Não adianta rejeitar a lei da gravidade e pular de um prédio de 20 andares esperando não chegar violentamente ao chão... A Escritura é muito clara: o que o homem semear, ele há de colher [Gl 6.7]. O que semeia na carne inevitavelmente colherá corrupção [Gl 6.8]. É uma lei da vida e bíblica. 

Você conhece uma pessoa que já colocou culpa em alguém? Já se olhou no espelho hoje? 

Seria interessante um rápido questionamento diante de determinadas circunstâncias: o que está me acontecendo é fruto de algum erro meu? Se for, o que posso fazer para corrigir? O que posso fazer para diminuir as conseqüências do mal que fiz? E, ainda, o que devo fazer para não cometer os mesmos erros? Infelizmente apenas alguns possuem sabedoria e humildade suficiente para olhar para si mesmos em busca de respostas como estas. 

Alguém disse que existem três classes de pessoas no mundo: os tolos, que erram, erram, e não aprendem nunca, os inteligentes, que erram e aprendem, e os sábios, que aprendem com os erros dos outros dois. 

A cura e libertação é essa: Arrependa-se, volte-se para Deus , em contrição sincera e desejo de comunhão, amando a Deus e amando ao seu próximo, pois não ama a Deus quem não ama a seu irmão. E por ultimo, pratique obras dignas de arrependimento, isto é, a demonstração clara e visível de que reconhece que o passado foi um erro, e a tentativa – muitas vezes dolorosa, pois tem que derribar o maior dos ídolos que um homem pode construir no seu coração, a egolatria – de não mais cometer as mesmas tolices. Resumindo, É arrependimento, conversão e atitude. Por mais doloroso que seja, é o processo. 

Deveríamos fazer como o filho pródigo, olhar para si mesmo, na lama, cercado de porcos e, cair em si e dizer: “pequei” [Lc 15.18].

Nilson Magalhães

14 comentários:

  1. Olá Nilson
    Agradeço a visita ao meu blog, gostei muito. Linda reflexão, maravilhosa a frase: "Deus deseja que todos os Seus filhos cresçam". Um dia abençoado para você.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a culpada pela minha culpa pelos meus erros.
    Pelo seu texto me enquadrei na categoria dos inteligentes, tola nunca fui - quem sabe com as experiências não me torne sábia se for da vontade Dele?

    Eu sei que Deus deseja que seus filhos cresçam pois provo deste aprendizado no cotidiano, amo a Deus, meu marido, minha casa amo a minha vida.
    Porém o amor que tenho dentro de mim não me faz feliz quando me deparo com situações de abandono completo de um ser humano por outros que se dizem humano; bem como não me sinto bem diante de certas pessoas que atiram pedras nos outros esquecendo de seus telhados; não consigo compartilhar de uma mesa de hipocrisia.

    Bem amigo eu sou como Deus me fez e quem muda os cursos dos meus dias é Ele, e eu sou feliz assim.

    Gostei de seu blog e voltarei.

    Abraços,
    Miss. Bella Dourado

    ResponderExcluir
  3. Pois é,desde pequenos nós achamos melhor esconder os erros,do que assumi-los,quando quebramos um copo ou algo,queremos logo esconder de nossos pais,nós não queremos assumir,mas DEUS quer que nós tenhamos capacidade de assumir nossos erros,as vezes queremos colocar a culpa em outros,mas precisamos assumir,precisamos crescer,precisamos deixar Deus nos conduzir!
    Jonas não aceitou o chamado de Deus pra Ele,e tentou fugir e veio sobre o mar uma tempestade,ele estava junto a outros no barco,Jonas reconheceu que a culpa era sua.

    E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
    Jonas 1:12


    Quando errarmos,precisamos assumir,precisamos mudar,precimos deixar Deus nos guiar,que seja a vontade dEle e não a nossa!

    Fique na PAZ!

    ResponderExcluir
  4. Thank you very much for your wishes! Is very kind of you!
    Best regards

    ResponderExcluir
  5. Boa palavra... acho que sou um pouco de tola, um pouco de inteligente e um pouco de sábia... uma coisa tenho certeza... não sou perfeita, rsrs... gostei muito dessa palavra... Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  6. Que bom estamos progredindo na Palavra de Deus. Essa é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para conosco em Cristo Jesus.

    Continuem expressando aquilo que Deus tem colocado na sua mente e coração através do cumprimento da Palavra em Filipenses 4. 7 - 9.

    Nilson Magalhães.

    ResponderExcluir
  7. A PAZ IRMÃO NILSON! COMO SEMPRE NUNCA ME ARREPENDO QUANDO VISITO O BLOG DO MEU AMADO IRMÃO. SEMPRE QUE POR AQUI PASSO, SOU SURPREENDIDO E, DEUS FALA MUITO COMIGO! FOI MUITO FELIZ COM SUA POSTAGEM! SOMOS UM POUCO DE CADA EXEMPLO QUE CITOU, GOSTARIA QUE NÃO FOSSEMOS MAS, O SOMOS! CREIO QUE ESTAMOS CRESECNDO POR CAUSA DA PALAVRA DE DEUS! QUE DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO MUITO! CONTINUE TE REVELANDO AS MENSAGENS ABENÇOADORA!!!! FIQUE NA PAZ! ECIO!

    ResponderExcluir
  8. Irmão Nilson... Obrigado pela visita no meu blog e parabéns pelo texto, o crente pode errar, conscientizar do erro, consertar o erro(se for possível)pedir perdão sempre e seguir em frente. Cristo é nosso alvo. apz!

    ResponderExcluir
  9. Nilson
    A paz

    Grato por honrar-me com a sua visita.
    Quem é o culpado da minha culpa?
    Eu!
    Só eu!
    E eu tenho culpa?
    Voltarei.
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  10. A culpa é o sintoma do erro. Aquele que erra a sente, mesmo quando a atribui a uma outra pessoa.

    A pessoa que foi responsabilizada por aquilo que não fez, essa pode sentir qualquer coisa, menos a culpa. Tal pessoa pode sofrer a punição, mas não culpa no coração.

    Seu texto é cheio de significado. Parabéns!

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  11. Ótimo e discussivo texto irmão. Muito instigante e reflexivo, pois o mesmo relata a injustiça causada pela sociedade nos dias atuais. Uma sociedade composta por diversos defeitos. Mas de quem será a culpa?
    A Paz do Senhor! Abraço, Thiago!

    ResponderExcluir
  12. Boa pergunta? Porque costumamos transferir nossas frustrações sem analisar o que e porque de tal sentimento,



    Bjka

    ResponderExcluir