quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

RAZÃO vs EMOÇÃO!


   
O que eu deveria fazer, não faço e essa, talvez, seja a mais comum de todas as origens de CONFLITOS. Essa oposição é própria da natureza humana e normalmente é representada pelo dualismo entre o bem e o mal. É entendida, em toda a sua extensão, pelas palavras de Paulo em Romanos 7. 17-23. O verso 19 fala diretamente: “O bem que eu quero fazer, não faço, mas o mal que não quero, esse faço.” O drama de Paulo era o mesmo que enfrentamos em nossa vida. Quantas vezes queremos, sinceramente, fazer a coisa certa, mas é exatamente o oposto – a coisa errada – que acabamos fazendo?
O apóstolo Paulo disse com propriedade: “Descobri uma lei que está nos meus membros. Essa é a lei de nossa natureza humana, que guerreia contra a lei do nosso entendimento.” Não é exatamente assim que a coisa acontece? Você, muitas vezes, deseja emocionalmente alguma coisa. Mas o seu entendimento diz: “Não!” Fica, então, estabelecido o CONFLITO entre aquilo que você tem VONTADE de fazer e o que o seu intelecto DETERMINA. Em suma, caímos na velha dicotomia entre RAZÃO e EMOÇÃO.
Essa é uma realidade universal. Não existe ser humano, por mais cristão e espiritual que seja que não passe por esse tipo de conflito. Essa disputa interna é essencialmente humana.
Creio que uma pergunta básica e totalmente pessoal nos move na direção correta.
O que Jesus faria no nesse conflito?
Devemos sempre ter a resposta certa para esse questionamento, independente do grau do conflito. Seja ele LEVE, MODERADO OU GRANDE. A regra consiste em simplesmente não olhar o tamanho dos conflitos. Não se trata de fugir indefinidamente deles, o que seria impossível, mas agir de maneira calculada e estratégica, por algum tempo, até que chegue a hora certa de agir.
Carne ou Espirito?

Em qual fonte você tem buscado Água?

Deixa Deus ser Deus!


Nilson Magalhães

5 comentários:

  1. Querido Amigo Nilson!!!


    Pedro alertou os fiéis em relação aos escritos paulinos – ele disse: “...em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender...”

    Esse é um dos tais pontos!

    Se olharmos para os escritos de Paulo, veremos que ele narra períodos distintos. Fala de quando era Fariseu e também de quando se tornou Cristão – e os dois momentos (o de Saulo e o de Paulo) são diametralmente opostos.

    Deus não fez acidentes, não criou imperfeições, aberrações – simplesmente porque o imperfeito é quem cria a imperfeição! Ora, a imperfeição instalou-se por causa do pecado, e de fato como pecador ninguém pode livrar-se da dualidade. Isso é questão de nascimento, como ensinou o Mestre – daí Ele ter dito que necessário é nascer de novo. Porque o que é nascido da Carne, é carnal. Mas o que é nascido do Espírito é espiritual. Qual a necessidade do espírito pecar? Pecar é uma ação da carne e não do espírito!

    Como nascido do Espírito, Paulo – antes miserável homem – disse: “já não sou eu quem vive, Cristo vive em mim.” Assim, fica impossível pecar, posto a ação doravante é de Cristo e não da humanidade no homem.

    Do fogo sai fogo. Da água, água. Do espírito, coisas espirituais. Do “religioso”, a dualidade...

    Disse João em sua Epistola: “Qualquer que permanece nEle não peca; qualquer que peca não O viu nem O conheceu.”

    “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

    Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.”

    E assim por diante...

    Muita coisa há a ser revelado sobre o assunto... No momento estou dizendo o que o tempo me permite dizer.

    Abraços do amigo,

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato e compreendido amigo Edson Carmo.

      É por isso que eu sempre utilizo Filipenses 4. 7, Romanos 12. 1,2 e Hebreus 12. 1,2 etc...etc...Romanos 8:38-39 afirma: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
      Isso responde muita coisa.
      Creio que o foco individual e irracional do ser quase incapaz de receber do Pai o que lhe foi DADO é exatamente o que o tem distanciado da eternidade.

      Aprendi com um mestre que "Nossa consciência é nossa voz verdadeira" e completei com autorização do mesmo que isso só se torna possível no espiritual, quando ela, a nossa consciência, está conectada a do Pai, Filho e Espirito Santo.

      O entendimento chegou nesse lugar!

      Deus o abençoe ricamente meu estimado amigo Edson Carmo!

      Nilson Magalhães

      Excluir
  2. Nossa! Que aula!
    Tanto o seu texto como comentário do Pr. Edson foram extremamente edificantes para mim.

    Glória a Deus pela vida dos dois, por se mostrarem disponíveis para que o Senhor os use, ministrando assim muitas outras vidas que ainda lerão esse post.

    Que o nosso Deus continue sendo a nossa maior inspiração para tudo. Seja no escrever de textos, no nosso falar e até mesmo nos nossos momentos de descontração. ;)

    ResponderExcluir
  3. A PAZ NILSON! O NOSSO DEUS É EQUILIBRADO! SE NÃO O FOSSE, JA TERIA EXTERMINADO O REBELADOR, MAS NÃO O FEZ PARA QUE ele MESMO TENHA O SEU FIM COMO JÁ ESTA ESCRITO. INFELIZMENTE NO MEIO EVANGELICO OU É 8 OU 80, NÃO TEM UMA FORMA DE SE FAZER SEM CHAMAR A ATENÇÃO. MAS, CREIO QUE VEM MUITO DA FALTA DE CONHECIMENTO. CADA UM TEM SUA EXPERIENCIA COM DEUS MAS ISSO NAO FAZ MAIOR OU MENOR QUE NINGUEM. EQUILIBRIO É O PONTO CHAVE E O MAIOR DELE É O NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. OTIMA POSTAGEM! QUE DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO. FIQUE NA PAZ! ECIO " REFLEXOES DO DIA"

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu blog!
    Realmente essa questão que você abordou é algo muito comum...
    E muitos cristãos não sabem como agir nessas situações! Não entendem a diferença entre "carne e espírito".
    E a nossa grande diferença é essa: saber o que Deus quer que façamos, o que agrada a Ele! Pois nossa carne sempre irá querer ir contar isso...
    Que Deus continue te guiando!

    ResponderExcluir