sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

. . .








Deus não pretende que o conhecimento seja um fim em si mesmo, mas sim que seja um fim para se alcançar o início. 

Gostaria de lembrar seis esferas da vida cristã nas quais a mente desempenha um papel importante: o culto, a fé, a santidade, a direção, a evangelização e o ministério cristão. Sendo tais coisas impossíveis se não usarmos as nossas mentes e se não adquirirmos algum conhecimento, é-nos direito admitir, que a aquisição de conhecimento bíblico deve nos levar a essas coisas e enriquecer nossa experiência quanto às mesmas. 

O conhecimento traz consigo a solene responsabilidade de aplicarmos esse conhecimento que temos, ou seja, agirmos de forma que lhe seja compatível. Vou esclarecer mais este ponto. 

Um alerta é que, o conhecimento deve conduzir à adoração. A conseqüência de nosso verdadeiro conhecimento de Deus não será nos empavonarmos, cheios de orgulho pela sabedoria que temos, mas sim nos submetermos a Ele com plena admiração, exclamando: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus. Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos!” 


Sempre que nosso conhecimento se torna árido ou acaba com o nosso entusiasmo e nos deixa frios, alguma coisa de errado aconteceu. Pois toda vez que Cristo nos expõe as Escrituras e dEle recebemos algum ensinamento, nos deve arder o coração. Quanto mais conhecemos a Deus, mais devemos amá-lo. Deveríamos nos precaver tanto contra uma teologia sem devoção como também contra uma devoção sem teologia. Toda o conhecimento da verdade é revelado por Deus. 

A pergunta de como tal conhecimento pode ser obtido, a melhor resposta que posso dar É exatamente como foi dito a Daniel: “Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia, em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas orações...”De fato, a disposição mental para compreender , a humilhação de si mesmo perante Deus são sinais do ardente desejo de quem quer alcançar a verdade divina. Tal desejo certamente será satisfeito. Pois Deus prometeu a quem O buscar com seriedade. 

DEUS TE FALA:

Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; e se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a tua voz; se buscares a sabedoria como a prata, e com a tesouros escondidos a procurares; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade... Provérbios 2. 1-7

“Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber” 
1 Coríntios 8:2. 

“Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio” 
1 Coríntios 3:18. 

Em suma. O verdadeiro conhecimento e sabedoria sempre são acompanhados por humildade. É a pessoa que está disposta a aprender que aprenderá. Admitir que alguém seja desinformado a respeito de muitas coisas é um passo doloroso que destrói orgulho, porém é um que deve ser tomado a praticamente cada esquina na estrada para o verdadeiro conhecimento.

Um comentário:

  1. a paz, obrigado por sua visita em meu blog, gostei tambem muito do seu, muita informação,e reflexão perfeita e em conformidade com a palavra
    parabens, Deus a cada dia abençoe seu ministerio.
    abrços.
    http://rcostaalves.com

    ResponderExcluir