quinta-feira, 1 de março de 2012

VAIDADE OU TOLICE?



Vaidade de vaidades, diz o Pregador, vaidade de vaidades, tudo é vaidade. (Ec 1.2.)

A vaidade é o caminho mais curto para o paraíso da satisfação pessoal,porém ela é ao mesmo tempo, o solo onde a burrice melhor se desenvolve.

De onde vem sua satisfação? 

Se tiver tempo leia  e medite o  texto a seguir:

*Numa das fábulas de La Fontaine, o corvo estava empoleirado num galho da árvore e gostosamente segurava no bico um delicioso queijo. A raposa, atraída pelo cheiro do petisco, e com muita fome, resolveu “tentar” a ave. E então começou a elogiar o corvo.

“Senhor corvo, como você é bonito! Que linda plumagem tem! Olhe, eu acho que, se sua voz for tão linda como a sua aparência, você é o campeão de beleza da floresta!”
E o corvo não se conteve. Para mostrar sua bela voz, abriu o grande bico, e deixou cair o queijo. Era o que a raposa queria. Enquanto o tolo tentava cantar alguma coisa, com sua voz desafinada, a esperta raposa tomou posse do gostoso lanche e lhe disse:
“Aprenda, meu amigo, que todo lisonjeador vive às custas daquele que o escuta!”
A lição do corvo valeu o queijo perdido. E quantas vezes nos deixamos levar pelas insinuações do inimigo quando ele toca na nossa vaidade. Quantas vezes deixamos cair o que temos de mais precioso: nossa alegria, paz, nossos dias de vida, o dia de hoje.

Renove a sua mente e não se conforme com este mundo!

Nilson Magalhães.

5 comentários:

  1. Precisamos ter cautela, tanto com o que possa prejudicar a nossa fé em Deus, quanto com o que prejudica nossa atitude cristã. "Portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais." A atitude errada tem efeitos tremendamente nocivos; ela é a inimiga que penetra diretamente na alma e desvia de Deus a nossa mente. Há certas atitudes às quais será temeridade entregar-nos; se o fizermos, descobriremos que elas nos desviam da confiança em Deus; e, enquanto não voltarmos a nos aquietar diante d'Ele, nossa fé será nula, e nossa confiança na carne e no engenho humano será o fator dominante.

    ResponderExcluir
  2. Renovação

    Nem toda renovação provém de Deus, existem aqueles grupos reservados que se juntam para falar de nós e nos deixarmos sem cabo.
    A gafe do elogio custa a flora do ego, quando o nosso íntimo está distintamente propício a se encantar com as coisas do mundo.
    Mas hoje em dia, onde seremos livres para apreciarmos uma boa música ou uma boa comida?
    Onde fica a nossa liberdade em nos contagiarmos com a boa nova?
    A novidade começa com a pregação do messias em Isaías. Depois ela persiste no evangelho apostólico de Lucas.
    Para correspondermos a altura da astúcia da serpente precisamos ser fortes. O que nem sempre é possível principalmente quando estamos na rede do Espírito de Deus e em meio as adversidades deste mundo. Lutando contra a queda e as maldições podemos dizer que nos tornamos sensíveis e aptos a cairmos neste tipo de golpe.

    ai, ai do queijo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a ratoeira, onde está?

      ENCANTAR OU SE CONFORMAR? existe diferença? De onde vem nossa força, conhecimento, sabedoria, inteligencia, amor, paz...armaduras?

      Precisamos realmente de uma reforma pessoal baseada em Tiago 1. 22 e 23 para entendermos que quando nos olhamos no espelho da vida, nós é quem o direcionamos para ajustar o foco do nosso ser. seja ele natural ou espiritual.

      Grato por sua visita.

      Nilson Magalhães.

      Excluir
  3. Nilson ... parabéns, muito bem elaborado.. e reflete a realidade do mundo cristão, onde ao invés de multiplicarmos os dons interramos alguns e nos envaidessemos em outros ocasionando uma queda eminente e derradeira...
    Que Deus te abençoe.. e gostei da referência literária..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde estamos pisando meu nobre irmão?

      Precisamos está na porta certa, ao invés de assentado no trono errado!

      Grato por sua visita.

      Nilson Magalhães.

      Excluir