quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MENTES RENOVADAS




Passamos agora da doutrina da revelação à doutrina da redenção, redenção realizada por Deus através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Tendo Deus executado esta redenção através do seu Filho, agora a anuncia por intermédio de seus servos. De fato, a proclamação do evangelho - também feita por palavras dirigidas às mentes humanas - é o principal meio provido por Deus para dar a salvação aos pecadores.

Paulo assim se expressa quanto a isso:

Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar aos que crêem, pela loucura da pregação”.

Note-se com cuidado o contraste que o apóstolo faz. Não é entre uma apresentação racional e um não-racional , como se fosse o caso de Deus Ter posto de lado por completo uma mensagem racional, em virtude da sabedoria humana ser impotente para encontrar a Deus. Não. O que Paulo contrasta com a sabedoria humana é a revelação divina. Mas nossa pregação é uma revelação racional, o enigma de Cristo crucificado e ressurreto. Pois conquanto as mentes dos homens estejam em trevas e seus olhos estejam cegos, conquanto os não-regenerados não possam por si próprios receber o compreender coisas espirituais “porque elas se discernem espiritualmente”, nem por isso o evangelho deixa de ser levado às suas mentes, porque tal é o meio previsto por Deus para abrir-lhes os olhos, iluminar-lhes as mentes e salvá-los. 

Pois bem, a redenção traz consigo a reconstituição da imagem divina no homem, a qual fora distorcida na Queda. Nessa reconstituição inclui-se a mente. Paulo pôde descrever os convertidos do paganismo dizendo: “e vos revestistes do novo homem, que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou e também: “aprendestes a Cristo... no sentido de que... vos renoveis no espírito do vosso entendimento”. Ele pode ir ainda mais longe. Um homem “espiritual”, no qual habita o Espírito Santo e que por Ele é dirigido, tem novos poderes para o discernimento espiritual. Dele pode-se mesmo dizer que tem “a mente de Cristo”.

Esta convicção de que os cristãos têm novas mentes fez com que Paulo apelasse confiantemente a seus líderes: falo como a criteriosos, julgai vós mesmos o que digo”.

Ás vezes me ponho a pensar sobre de que maneira o apóstolo reagiria se hoje viesse visitar a cristandade ocidental. Acho que lamentaria a falta de uma mente cristã nos dias de hoje. Uma “mente cristã”,  é “uma mente treinada, informada, equipada para manusear os dados de uma controvérsia secular dentro de um quadro de referência constituído por pressuposições cristãs”, por exemplo, pressuposições quanto ao sobrenatural, quanto à universalidade do mal, quanto à verdade, autoridade e valor da pessoa humana. O pensador cristão, desafia os preconceitos correntes... perturba os complacentes... se antepõe aos ativos pragmatistas... questiona as bases de tudo que lhe diz respeito e... faz-se incômodo”. Mas, prossegue, hoje em dia parece não existir pensadores cristãos com uma mente cristã. Pelo contrário”:

“A mente cristã tem-se deixado secularizar num grau de debilidade e de forma tão despreocupada sem paralelos na história cristã. Não é fácil achar as palavras certas para exprimir a completa perda de moral intelectual na igreja do século vinte e um. Não se pode caracterizar este fato sem recorrer a uma linguagem que parecerá ser histérica e melodramática. Existe mente cristã? Ainda há, certamente, uma ética cristã, uma prática cristã e uma espiritualidade cristã... Mas na condição de um ser que pensa, o cristão moderno já sucumbiu à secularização”.

Trata-se de uma triste negação de nossa redenção por Cristo, a respeito de quem se diz que “se nos tornou da parte de Deus sabedoria”.

4 comentários:

  1. Eita cara inspirado a cada dia uma postagem to gostando.... Vamos ficar plugados em Deus, vamos fazer parte um um mesmo ser de um mesmo corpo... Vamos assumir nossas função, e deixar Deus agir porque quando ele começa ninguém impedira!

    Isaías43:13 Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog viu irmão!
    Gostei muito do post! ;)
    E também concordo que isso é muito triste,
    ver que a mente de tantos não pensa como deveria...
    Pelo fato de já se ter corrompido!
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  3. QUE POSTAGEM ABENÇOADA! PAZ NILSON! QUE DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO! SEGREDOS SÓ SÃO REVELADOS A AMIGOS! CONTINUE SENDO AMIGO DE CRISTO POIS, ELE AINDA TEM MUITOS SEGREDOS A TI REVELAR. O HOMEM AINDA NÃO DESVENDOU MUITOS DOS MISTÉRIOS DAS AGUAS PROFUNDAS DOS ACEANOS, O NOSSO DEUS É UM OCEANO SEM FUNDO, MERGULHE PROFUNDAMENTE! ECIO! FIQUE NA PAZ!

    ResponderExcluir
  4. Muita paz!!! Blog muito bom!!
    Deus abençoe!!! Abraço

    Diego Batista
    http://conversandocomiave.blogspot.com/

    ResponderExcluir